FAQ Global Game Jam – FATEC Carapicuíba

O texto abaixo foi adaptado dos FAQs dos sites da GGJ Curitiba e GGJ FATEC São Caetano. Caso ainda tenha dúvidas, encaminhe e-mail para alvaro.gabriele@gmail.com

Acesse também o guia de aquecimento para a GGJ 2013 da FATEC Carapicuíba –> ggj13-aquecimento

Afinal, o que é o Global Game Jam? Um curso, uma feira, uma jogatina?
Não, o Global Game Jam (GGJ) não é nada disso. É uma espécie de maratona de desenvolvimento de jogos voltada para desenvolvedores de jogos amadores ou profissionais. Durante 2 dias, os participantes da GGJ se dedicam exclusivamente ao desenvolvimento de um jogo a partir de um tema fornecido no início do evento.

Hey champz! Não dá pra fazer um jogo em 48 horas!! Não conheço nenhum jogo que tenha sido feito neste tempo!!
1) Jogos criados nos eventos passados:
http://www.globalgamejam.com/games

2) A Ludum Dare é um evento similar, só que a distância e de caráter individual:
http://www.ludumdare.com/
3) Em 2009, o Itaú Cultural organizou uma Game Jam no mesmo formato de 48 horas:
http://www.itaucultural.org.br/gameplay/?s=gamejam
4) Em 2010, durante a feira “Brasil Game Show” aconteceu a atração “Brasil Game Jam“. Nesta competição, desenvolvedores de diversas universidades competiram para criar um jogo referente a uma frase  atribuída a Paulo Coelho.
5) Em 2011, na SPJam, também foram gerados diversos jogos bem interessantes.
6) Em 2012, o virus da gamejam se espalhou pelo país e pelo mundo. Dezenas de game jams foram realizadas: spjamcampjamFuckThisJamStealth Jam, Molyjam.

Certo, mas eu nunca desenvolvi nenhum jogo. Nem sei como fazer isso. Posso participar mesmo assim?
Quem já desenvolveu algum jogo, mesmo que de maneira amadora ou em uma disciplina de Faculdade, naturalmente terá uma vantagem maior sobre quem nunca desenvolveu nenhum jogo. Mas isso não impede ninguém de participar e até pode ser uma oportunidade para aprender com os colegas.

Será que eu posso ir só pra ficar olhando e tentar aprender alguma coisa?
Não. O evento é exclusivo para quem vai ficar dedicado ao desenvolvimento de um jogo.

Tenho alguma experiência em desenvolvimento de jogos, mas não muita. Não vou me sentir deslocado no evento em relação às equipes experientes?
Muito pelo contrário! Por não ter um aspecto tão competitivo, a jam é o lugar ideal para equipes de diferentes níveis interagirem.

Não tenho com quem deixar meu filho, esposa, ficante, etc. Eles/elas podem vir junto?
Não. O evento é exclusivo aos participantes devidamente inscritos, por questões de segurança. E todos os inscritos devem participar ativamente no desenvolvimento do game.

O evento é exclusivo para programadores?
Não! Artistas, músicos, game designers, etc, ou seja, qualquer um que esteja envolvido nas etapas de produção de um jogo é bem vindo e, PRINCIPALMENTE, necessário. O ideal, inclusive, é a participação de equipes multidisciplinares. Um dos objetivos é este mesmo: ser um evento que estimula a criatividade e a inovação, no qual todos colaboram em um ambiente que facilita o trabalho em grupo entre pessoas com diferentes perfis e habilidades.

O evento é exclusivo para alunos da FATEC Carapicuíba?
Não. É livre para qualquer um participar. As equipes podem ser formadas por alunos e profissionais de diversas instituições, inclusive de outras FATECs e de outras instituições de ensino, de maneira mista. Inclusive, devido ao seu aspecto multidisciplinar é excelente que haja a interação entre pessoas de universos diferentes!
OBS: SOMENTE OS PARTICIPANTES CADASTRADOS TERÃO ACESSO LIBERADO À FATEC CARAPICUÍBA MEDIANTE APRESENTAÇÃO DO RG.

Somente estudantes podem participar?
Não. Inclusive muitos os professores podem participar junto desenvolvendo ou coordenando equipes.

Tenho 17 anos, posso participar?
Não. Por questões de segurança, o evento está aberto apenas para pessoas com idade a partir de 18 anos.

Como serão montadas as equipes para a Global Game Jam?
Você pode vir já com uma equipe montada, por exemplo, por seus amigos ou colegas de faculdade ou trabalho. Caso você não tenha uma equipe, na hora você poderá encontrar e conhecer pessoas e formar uma equipe ou entrar em uma já existente. Um dos objetivos do evento proporcionar a interação com outros desenvolvedores, mas ninguém será forçado a isso. Todos os integrantes da equipe devem se inscrever no site da Global Game Jam (http://globalgamejam.org) e, em seguida, se cadastrar como jammer na nossa sede (FATEC Carapicuíba) no endereço: http://globalgamejam.org/sites/2013/fatec-carapicu%C3%ADba clicando no link “register at FATEC Carapicuíba”

Cada equipe deve ter no máximo quantos integrantes?
Não há limitação para o número de integrantes de cada equipe, mas deve-se ter em mente que numa jam equipes grandes são difíceis de gerenciar e corre-se o risco de ter pessoas ociosas por longos intervalos de tempo. O ideal é que as equipes trabalhem com 04 a 06 pessoas, mas isso não é obrigatório, apenas recomendável.

A internet e os equipamentos da FATEC estarão à disposição dos participantes?
Há a possibilidade de fornecermos internet no dia do evento, mas é recomendável trazer um modem 3G. Também há a possibilidade de disponibilizarmos alguns desktops, mas é altamente recomendável trazer o próprio notebook, o que garante a adequação do ambiente ao propósito do desenvolvimento do game.

Pode ser levado computador do tipo desktop?
É recomendável que seja notebook pela facilidade de transporte. Mas, você pode trazer seu desktop, se achar melhor. Neste caso, porém, você deve trazer todos os cabos e acessórios: Monitor, teclado, mouse, etc. A Fatec não fornecerá cabos e similares. E deverá levá-lo consigo sempre que deixar as dependências da FATEC.

Há alguma restrição referente à tecnologia ou plataforma?
Não. Plataforma, sistema operacional, engine, linguagem de programação e similares não possuem restrição. Mas, cada um é responsável pela correta instalação e licenças (se aplicável) dos equipamentos e softwares! Dica: tenha o ambiente previamente instalado em seu notebook. No dia do evento há a possibilidade de forneceremos Internet, mas é melhor não perder tempo com downloads e preparação do ambiente.

OBS:  Informações sobre as licenças TRIAL de Unity (30 dias de Pro + iOS Pro + Android Pro + Team License) EXCLUSIVAS para a Global Game Jam podem ser obtidas neste endereço: http://blogs.unity3d.com/2013/01/18/global-game-jam-2013/

Posso levar um jogo pronto para a Game Jam?
Não. A idéia do evento é a criação de novos jogos. Além disso, dificilmente o jogo se adequará ao tema do evento.

Legal! E qual vai ser o tema do evento deste ano?
O tema será divulgado apenas no dia do evento. No ano de 2009, por exemplo o tema foi: “As long as we have each other, we’ll never run out of problems”. Importante: o tema pode estar associado a restrições. Por exemplo, em 2009, os jogos eram restritos a seções de 5 minutos. O tema em 2010 foi bastante aberto: “deception” (fraude, engodo, etc), mas era obrigatório que cada jogo usasse pelo menos um dos três elementos: lines, mines ou pines. O tema de 2011 foi extinction e não teve nenhum tipo de restrição. Em 2012 o tema foi uma imagem de um ouroboros (ou oroboro).

Vamos ganhar algum prêmio?
O caráter do evento é mais colaborativo. Não serão distribuídos prêmios. A grande recompensa é colocar um jogo em seu portfolio e aumentar sua rede de contatos na área de desenvolvimento de games. Além disso, estimula-se fortemente que os jogos sejam continuados e enviados para concursos como, por exemplo, o Concurso de Jogos Independentes do SBGames. Em 2010, os jogos Semblante e Aliens and Zombies, iniciados no evento participaram desse concurso. Em 2011, diversos jogos foram continuados e, inclusive, premiados em diversos eventos. Em 2012 alguns jogos foram até publicados!

Mas há algum tipo de avaliação, ranking ou feedback dos melhores jogos?
Faremos na Fatec Carapicuíba uma sessão de apresentação dos games logo após o término da submissão dos mesmos ao site da GGJ, ainda no domingo. Além disso, no próprio site do Global Game Jam é possível comentar e avaliar todos os jogos.

Posso me inscrever na hora?
Não. Por questões de segurança, a faculdade necessita da lista de participantes com antecedência.

Até quando é possível se inscrever?
Para controlar melhor a segurança na nossa unidade, as inscrições poderão ser realizadas até o dia 24/01.

Posso postar sobre este evento em meu blog, Facebook ou Twitter?
Claro que pode! Divulgue o máximo que puder!

Vamos ficar trancados por dois dias na Fatec?
Não. Você poderá circular e sair da faculdade durante o evento. A entrada será permitida das 8h às 22h. Ainda estamos verificando a possibilidade de fornecer estrutura para que os participantes possam pernoitar na FATEC, mas isso será confirmado até o dia 24. Se houver essa possibilidade, é necessário que cada participante leve seu saco de dormir, barraca, colchão de ar, travesseiro, itens de higiene pessoal, cobertor, coberta, ursinho de pelúcia, etc. Caso não seja possível fornecer essa estrutura, os participantes deverão deixar o campus até as 22:30h e retornar no dia seguinte o mais cedo possível (a partir das 8:00h). Nesse intervalo, os integrantes podem eleger uma base próxima para pernoitar (a casa de um amigo, parente, colega), de maneira que seja fácil o retorno de todos simultaneamente à FATEC, sem perder tempo para reiniciar o desenvolvimento.

Posso ficar sem dormir até retornar pra FATEC e, nesse intervalo desenvolver alguma coisa?
Pode, mas procure não virar um zumbi. Talvez não valha a pena.

Como vamos fazer para nos matermos alimentados?
A cantina da FATEC não estará aberta nos dias da GGJ. Recomenda-se trazer algum tipo de lanche pronto, água, refrigerante, etc. de casa. Ainda há a possibilidade de usar algum serviço de delivery. Não recomendamos sair da faculdade para almoçar e jantar, pois perde-se muito tempo com isso.  

Haverá algum lugar para tomar banho dentro da FATEC?
Não. A FATEC não disponibiliza esse tipo de estrutura.

O estacionamento da FATEC será liberado para os participantes?
Estamos verificando essa possibilidade, mas até o momento, não.

E se chover?
Temos um plano de emergência caso isso aconteça. Mas vamos torcer por um tempo estável e sem pancadas de chuva ; )

Anúncios

~ por AlphaBrother em 21/01/2013.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: